Contabilidade digital completa para sua empresa
Sua empresa organizada e planejada!
Precisa abrir ou migrar sua empresa?
Sua empresa organizada e planejada!
Precisa abrir ou migrar sua empresa?

DECLARAÇÃO DE IR
Contar com a experiência
de um contador pode ser a
melhor alternativa para
evitar problemas.

Quero conhecer mais
Sua empresa organizada e planejada!
Precisa abrir ou migrar sua empresa?

Carteira de trabalho
digital, um aplicativo
para os seus funcionários.
Oriente-os a baixar
gratuitamente.

Google Play Apple Store
Sua empresa organizada e planejada!

SAIBA COMO ABRIR UMA LOJA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS DE SUCESSO

SAIBA COMO ABRIR UMA LOJA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS DE SUCESSO LOJA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS
SAIBA COMO ABRIR UMA LOJA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS DE SUCESSO
 
_SOBRE O MERCADO
_PLANO DE NEGÓCIOS
_RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
_ESCOLHA O LOCAL
_ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
_TIPOS DE PRODUTOS VETERINÁRIOS
_LEGISLAÇÃO PARA VENDER E ABRIR UMA LOJA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS
_FORNECEDORES
_DIVULGAÇÃO E DICAS
_DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
 
Está pensando em abrir uma loja de produtos veterinários? É crescente a participação de animais de estimação, principalmente cães e gatos, como membros das famílias. Dessa maneira, o universo dos animais de estimação gera lucro para os mais diversos setores do mercado brasileiro. Nesse cenário, quem sai ganhando são os empreendedores que desejam entrar neste meio.
 
COMO ABRIR UMA LOJA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS DE SUCESSO!
 
SOBRE O MERCADO
 
O país é o segundo maior mercado pet do mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – ABINPET, com faturamento de mais de R$ 16 bilhões no último ano.
 
O Brasil é um dos cinco maiores mercados veterinários em todo o mundo. O setor vem apresentando crescimento constante em âmbito internacional. A indústria brasileira de produtos e serviços para animais de estimação está cada vez mais em evidência. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil representa um dos principais mercados emergentes do setor no mundo, com cerca de 106 milhões de animais de estimação.
 
Segundo a ANFAL PET (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é o segundo país do mundo com maior população de animais domésticos, perdendo só para os Estados Unidos. De acordo com a ABINPET são 37,1 milhões de cães; 21,3 milhões de gatos; 26,5 milhões de peixes; 19,1 milhões de aves e 2,17 milhões de outros animais (répteis e pequenos mamíferos).
 
PLANO DE NEGÓCIOS
 
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
 
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
 
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
 
•O que é o negócio;
•Quais os principais produtos e/ou serviços;
•Quem serão os seus principais clientes;
•Onde será localizada a empresa;
•O montante de capital a ser investido;
•Qual será o faturamento mensal;
•Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
 
ESCOLHA O LOCAL
 
A localização é um dos principais fatores para o sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de produtos veterinários, ele precisara considerar a elaboração de uma pesquisa detalhada no mercado onde pretende montar a loja, já que com esses dados é possível escolher a localização perfeita para instalar o seu negócio.
 
Outros fatores que precisam ser considerados além do estudo do público-alvo são as questões de acessibilidade, ou seja, estacionamento, metrô e pontos de ônibus próximos. A visibilidade do empreendimento também é uma questão muito importante e por isso, o empresário deve escolher vias que possuem um alto fluxo de pessoas.
 
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
 
A estrutura mínima recomendável para abrir uma loja de produtos veterinários vai depender muito da necessidade do empreendedor. O espaço precisa ser suficiente para instalar as áreas de atendimento, estoque, escritório, sanitários e uma pequena copa, se for necessário.
 
Alguns dos equipamentos necessários são:
 
•Mesas e cadeiras;
•Computador, impressora, telefone;
•Balcão para atendimento;
•Estantes para armazenamento dos produtos;
•Impressora fiscal;
•Cadeiras para recepção;
•Armário clínico;
•Fontes de luz;
•Entre outros;
 
TIPOS DE PRODUTOS VETERINÁRIOS
 
Existem vários produtos para uso veterinário, sendo eles: produtos alimentares, produtos complementares para tratamento e desenvolvimento saudável dos animais, produtos de embelezamento e medicamentos.
 
A classificação desses medicamentos é atribuída à legislação brasileira. E, segundo esta legislação, a divisão por tipo de medicamento é a seguinte:
 
•Bovinos;
•Equinos;
•Avicultura;
•Suinocultura;
•Pequenos animais.
 
O mercado de medicamentos veterinários, por sua vez, é dividido por:
 
•Biológicos: Medicamentos retirados do próprio organismo vivo, como soros, vacinas, antígenos e outros;
•Antimicrobianos: Substâncias que funcionam como inibidores do crescimento de microrganismo e que são sintéticos, produzidos como quimioterápicos.
 
Outros tipos de medicamentos veterinários são os ectoparasitas, endectocidas, os terapêuticos, tônicos, dermatológicos, desinfetantes e outros.
 
LEGISLAÇÃO PARA VENDER E ABRIR UMA LOJA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS
 
Um dos principais passos para abrir uma loja de produtos veterinários é o registro deste estabelecimento e, para isso, você precisará ter em sua equipe um médico veterinário como responsável técnico, além de procurar o serviço de fiscalização de insumos pecuários no Ministério da Agricultura.
 
FORNECEDORES
 
Após ter feito todos os registros, é preciso agora procurar um bom fornecedor para o seu estabelecimento. É necessário lembrar que existem as empresas globais e as empresas regionais e que, em alguns casos, alguns produtos específicos podem não ser encontrados aqui no país. A cadeia produtiva da indústria veterinária é marcada pelos passos de pesquisa e desenvolvimento, produção de farmoquímicos, produção de farmacêuticos e por fim, o marketing e vendas.
 
Para escolher o melhor fornecedor, é preciso verificar se os mesmos oferecem assistência técnica, bons preços, entregas eficientes, entre outros atributos.
 
DIVULGAÇÃO E DICAS
 
A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de produtos veterinários, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio.
 
A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.
 
O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar a sua loja conhecida. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um site e redes sociais para divulgar seus serviços.
 
Como dica de negócio, é importante que o empreendedor tenha um ambiente limpo e organizado, além de oferecer um serviço ágil e eficiente. Treine constantemente a sua equipe e tenha um bom atendimento para fidelizar os seus consumidores. Além disso, tenha um mix variado de produtos, entregue tudo dentro do prazo prometido e possua um suporte técnico para transmitir seriedade e credibilidade ao seu negócio.
 
Lembre-se: o consumidor está depositando toda a sua confiança em você para comprar um produto em sua loja.
 
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
 
Os documentos necessários para abrir uma loja de produtos veterinários são simples:
 
•Documentação na Junta Comercial;
•CNPJ;
•Cópia autenticada do RG e CPF;
•Secretaria Estadual da Fazenda;
•IPTU do imóvel;
•Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
•Alvará de funcionamento;
•Entre outros documentos específicos.

Compartilhar


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

Aquântica Contabilidade

Aquântica Contabilidade

WhatsApp